Desequilíbrios dos órgãos e vísceras
Na Medicina Chinesa, nós também cuidamos do fígado, coração, estômago, intestinos, pulmão, rim, bexiga, útero, próstata... Só que de uma forma própria, diferente da Medicina Moderna.
Quem conhece um pouquinho da Medicina Chinesa provavelmente já ouviu falar dos Cinco Movimentos. É uma teoria que dá base para diferentes manifestações na natureza, segundo a filosofia taoista, inclusive no corpo. Cada um dos movimentos agrupa um órgão, uma víscera, um aspecto psíquico, etc. A depender das queixas e sintomas que a pessoa apresenta, identificamos quais desses sistemas estão mais afetados, pedindo mais socorro e de que forma, e então começamos a desenhar e aplicar o tratamento.
As doenças não têm “tradução direta” entre a Medicina Ocidental e a Medicina Chinesa. Por exemplo: na Medicina Chinesa não vamos tratar “gastrite”, mas vamos investigar o que a pessoa sente – dor, queimação, refluxo, etc. – e em que circunstâncias – horário do dia, se antes ou depois de comer, se em situação de estresse, etc. – juntando ainda com outros aspectos possivelmente além da digestão, para compreender a qual padrão de desequilíbrio de órgãos e vísceras essa queixa está mais associada, e aí sim, iremos tratar a causa do problema e não focar apenas em aliviar os sintomas.