E se for psicológico?
Talvez um dos aspectos mais bacanas da Medicina Chinesa seja o seu entendimento integral do ser. Então, não dizemos apenas que o físico e o psíquico andam juntos, ou que somatizamos questões psíquicas no corpo físico. Compreendemos físico e psíquico como de fato dois aspectos de um mesmo corpo e seu conjunto de processos.
Por exemplo: passar horas pensando na resolução de problemas e digestão, são funções de um mesmo sistema dos Cinco Movimentos, que é o do Baço. Assim, um problema digestivo pode ser causado por muitas preocupações, ou porque ficamos insistentemente tentando resolver problemas que, na verdade, são insolúveis. O contrário também é possível: quando o sistema do Baço é exigido para produzir mais nutrientes através da digestão, por exemplo, em uma pessoa que recentemente perdeu muito sangue (por menstruação abundante, cirurgia, acidente, etc.), a agilidade de raciocínio pode ficar diminuída por um período justamente pela sobrecarga no sistema do Baço.
É com esse olhar integral que podemos, na Medicina Chinesa, enfrentar todo tipo de problema psíquico, como ansiedade e depressão.